domingo, 28 de junho de 2009

realidade recriada - o que pode a criatividade

http://www.webdesignerdepot.com/2009/06/40-examples-of-incredible-photo-manipulation/

modalidades de textos-redação em vestibulares+pronomes de tratamento

MODALIDADES DE TEXTO –redação em vestibulares+pronomes de tratamento

O principal pronome de tratamento, consagrado universalmente e o único que as pessoas comuns devem usar como necessária manifestação de respeito, não importa a quem estejam se dirigindo, é “Senhor”/”Senhora” usando-se sempre o tratamento direto.
A palavra “Doutor” deveria ser empregada somente nos casos a eles pertinentes: “médico”, por tradição, ou o grau de estudo obtido em um doutoramento.


1-Vossa Excelência ( V. Ex.ª ).Emprega-se, no meio oficial para:
Presidente da República, Vice-Presidente da RepúblicaMinistros de Estado, Presidentes e Membros das Assembléias Legislativas dos Estados, Governadores de Estado , Prefeitos Municipais, Secretários de Estado, Senadores, DeputadosJuízes, Embaixadores e Cônsules, Generais e MarechaisForma de endereçamento:: Excelentíssimo Senhor (Exmº. Sr) e Meritíssimo Senhor (MM) para juízes


2-Vossa Senhoria ( V. S.ª ), emprega-se, no meio oficial para:
Funcionários graduados, Organizações comerciais e industriais eParticulares em geral.
Forma de endereçamento: Ilustríssimo Senhor (Ilmº. Sr.)
3-Vossa Eminência ( V. Em.ª ), emprega-se, no meio oficial para: CardeaisForma de endereçamento: Eminentíssimo Senhor ( Emm.º Sr. )
Vossa Excelência Reverendíssima ( V. Ex.ª. Rev.ma ), emprega-se, no meio oficial para: Arcebispos e BisposForma de endereçamento: Excelentíssimo Senhor ( Exm.º Sr. )
4-Vossa Santidade ( V .S. ). emprega-se, no meio oficial para:
PapaForma de endereçamento: Santíssimo Padre ou Beatíssimo Padre…
5-Reverendo ( Rev.do.), emprega-se, no meio oficial para:
Sacerdotes, Clérigos, Religiosos.
Forma de endereçamento: Reverendo…
6-Vossa Magnificência, emprega-se, no meio oficial para:
Reitores de UniversidadesForma de endereçamento: Magnífico Reitor…
7-Vossa Majestade ( V. M. ), emprega-se, no meio oficial para:
Imperadores, Reis, Rainhas.
Forma de endereçamento: A Sua Majestade, Rei ….(ou Rainha)
Vossa Alteza ( V. A.), emprega-se, no meio oficial para:
Príncipes e PrincesasForma de endereçamento: A Sua Alteza, Príncipe… (ou Princesa)

Sinopse dos principais gêneros textuais
1. Carta do Leitor
Através dessa variedade textual, o leitor expressa opinião sobre textos publicados em jornal ou revista, com intenção persuasiva. A sua estrutura assemelha-se à da carta argumentativa: local e data, vocativo, corpo do texto, expressão cordial de despedida e assinatura (para efeito de vestibular, o candidato deve lembrar-se de não assinar).


2.Carta Argumentativa
É um formato textual de intenção persuasiva, em que se apresenta uma reclamação, uma solicitação, ou ambas, a uma autoridade ou pessoa responsável. A carta argumentativa tem estrutura semelhante à carta pessoal: data, vocativo, corpo do texto, despedida cordial e assinatura (no caso dos vestibulares, não se deve assinar o texto). Quanto à linguagem, deve ser culta e formal, empregando-se verbos no presente do indicativo e pronomes de tratamento adequados.
3.Crítica
Informa sobre o lançamento de um objeto cultural – disco, livro, show, peça teatral, exposição etc. – e avalia seus aspectos positivos e negativos. Tem intencionalidade persuasiva, que estimula o público a “consumir” ou não o objeto em questão.
Normalmente tem um formato cuja introdução apresenta breve histórico da obra, seguido de descrição de suas partes e de uma avaliação de seus aspectos mais significativos; geralmente são feitas comparações com outras obras do mesmo autor, ou com obras de outros autores. Há comentários sobre a importância da obra no contexto atual. Os verbos ficam predominantemente no presente do indicativo, numa linguagem culta e formal.

4.Definição
É um texto que expande o significado de um tema, apresentado na introdução, mediante uma descrição, que determina, de forma clara e precisa, as características genéricas e diferenciais daquilo a que se refere. A linguagem deve ser formal e impessoal.


5.Depoimento (ou Relato)
É um texto que narra fatos reais vividos por uma pessoa. Há, portanto, uma intenção pedagógica, a de ensinar algo aos leitores. Esse formato textual apresenta os elementos básicos da narrativa: seqüências de fatos, pessoas, tempo e espaço. O narrador é sempre o protagonista. Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa.
Os verbos oscilam entre o pretérito perfeito e o presente do indicativo. Emprega-se o padrão culto formal da língua.

6.Dissertação Argumentativa
É um texto de intenção persuasiva, disposto em três partes (introdução,
desenvolvimento e conclusão) em que se defende um ponto de vista sobre determinado assunto. Deve-se fundamentar tal ponto de vista com base em argumentações, apresentadas numa linguagem de acordo com o padrão culto formal da língua. O autor pode colocar-se de modo pessoal (1ª pessoal do plural) ou de modo impessoal (3ª pessoa do singular).

7.Relatório
É um gênero textual através do qual se expõem os resultados de atividades variadas. Nesse gênero, cabe haver referências aos textos analisados, no entanto sem transcrição. Na conclusão, você pode apresentar constatações do que fora exposto, sem repetir o já escrito. Utilize-se da linguagem impessoal.

8.Resenha crítica
É um texto conciso com a seleção e a apresentação, de forma organizada, de pontos fundamentais para a compreensão de um determinado texto. Nesse gênero, deve-se ter cautela para que não haja transcrição do texto original.

9.Resumo (ou Resenha expositiva, ou sinopse)
É a apresentação concisa dos pontos mais importantes de outro texto. As etapas de um resumo são: a leitura atenta do original para identificar o tema e a finalidade; a seleção de fatos ou informações mais importantes para a compreensão do original; a redação do resumo, com expressões menores e simplificadas que remetem ao original; a revisão do trabalho. O texto resumido deve estar escrito em 3ª pessoa do singular.
Atenção: evite o uso abusivo de adjetivos.

CARACTERÍSTICAS DA CARTA ARGUMENTATIVA
*Adequação ao tema: Como são argumentativas devem sustentar uma tese e defendê-la, de modo a persuadir seu interlocutor a concordar com os argumentos utilizados. Além disso, é bom que traga também dados, fatos, exemplos, etc., que possam auxiliar o processo de convencimento do leitor e atestar a veracidade e coerência das opiniões expostas.
*O que diferencia a carta argumentativa das demais cartas é o compromisso que ela assume com o convencimento do interlocutor, e o que a diferencia de uma simples dissertação argumentativa é que esta é dirigida a um interlocutor universal, enquanto aquela é dirigida a um interlocutor previamente especificado. Este fato torna mais fácil o processo de argumentação, já que eu conheço o leitor da minha carta, e assim posso prever os questionamentos e interesses possivelmente vindos dele.
*É importante que se saiba que o foco da carta é a persuasão do destinatário.
* Apresenta formato constituído pelas seguintes partes: data, vocativo, corpo do texto (assunto), expressão cordial de despedida e assinatura
*O corpo é constituído por três partes essenciais: exposição do ponto de vista do autor (ou idéia principal); desenvolvimento (com argumentos) desse ponto de vista; conclusão
*Linguagem culta, formal, impessoal, clara e objetiva
*Verbos geralmente no presente do indicativo ou no imperativo
*Predomínio da 1ª ou 3ª pessoa.
*A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição, a reflexão ou o parecer dissertativo.